Infraestrutura, Publicações Gerais por MB Advogados

A Auditoria jurídica ou due diligence: contrate e fique tranquilo

A Auditoria jurídica ou due diligence não oferece informação valiosa só para o comprador de empresas.

Investigar uma empresa que está à venda por motivos de oportunidade ou de expansão de negócios e/ou fusões ou mudança de quadro societário é sempre um processo necessário e fundamental para a decisão da compra, pois envolve muitos riscos, de diversas naturezas.

Fazer uma auditoria jurídica não é apenas para se chegar a um entendimento do preço final de compra da companhia, mas sim entender o negócio, todos os aspectos jurídicos importantes e obrigatórios por lei, órgãos reguladores, stakeholders e para se ter uma ideia clara da situação da empresa.

Tendo em vista o interesse em investigar o momento e a situação da empresa, sabemos que na maioria dos casos o cliente interessado contrata um escritório de advocacia para auxiliá-lo no processo de auditoria legal.

Segundo relata André Pimentel, sócio do ZMB Advogados “a auditoria, compreende verificar aspectos de todos os ramos do direito relacionados àquela empresa: societário, contratual, tributário, trabalhista, ambiental e questões relativas às áreas reguladas, entre outros. É preciso analisar a empresa como um todo, sendo o resultado do trabalho de grande valia para se valorar a empresa de maneira mais adequada possível”.

Dar transparência às negociações jurídicas é o maior benefício proporcionado pelo serviço de auditoria jurídica. Para o potencial vendedor, também é uma oportunidade de “arrumar” a casa e evitar futuros litígios, tornando-a atraente para possíveis compradores.

A auditoria jurídica permite ainda que a empresa entenda seus passivos e pode gerar ações preventivas de alto impacto, que podem promover grandes ganhos para a empresa, antes mesmo da sua venda.

Matérias Relacionadas

Pular para o conteúdo