Notícias, Publicações Gerais por MB Advogados

Desafios dos Gerentes Jurídicos de Contencioso

O dia-a-dia do Gerente Jurídico é um constante desafio dado o ambiente de negócios dinâmico e que exige tomadas de decisões importantes e rápidas perante os problemas enfrentados.

O Gerente jurídico moderno não pode pensar só com a cabeça de advogado, mas também de empresário, apoiando os negócios e atuando de maneira integrada à empresa e seus negócios, estando atento às tendências e movimentos da companhia bem como interagindo constantemente com as áreas estratégicas e de operação.

A rotina é bastante pesada, tendo que trabalhar com muitas demandas que acontecem ao mesmo tempo, direcionar prioridades e planos ações para melhorar a gestão do contencioso, antecipar e gerenciar riscos, fortalecer as estratégias e atender melhor às necessidades de sócios, investidores, alta gerência e empresas parceiras de negócios.

Por isso, é fundamental ao gerente jurídico ter uma gestão estratégica sob o controle do contencioso, uma vez que são tantos detalhes a considerar e estar atualizado, mas também “colocar a mão na massa” e definir o operacional para centenas e algumas vezes milhares de casos.

A administração do contencioso exige criteriosa gestão dos processos em esfera judicial ou administrativa e os êxitos dos casos evitam impactos negativos nas demonstrações financeiras e na reputação da empresa, sendo que o sucesso do departamento jurídico contribui significativamente para o negócio.

Contar com a ajuda de escritórios de advocacia terceirizados é uma excelente estratégia para ampliar seu entendimento de atuação e ter uma segunda visão sobre as formas de atuação preventiva ou contenciosa. Os escritórios muitas vezes têm equipe altamente qualificada, o que permite agilidade e soluções eficazes na gestão de casos.

Além disso, o escritório contratado poderá fazer acompanhamento e e gestão de casos com mais proximidade, deixando que os Gerentes dos Departamentos jurídicos foquem em seus negócios e discussão de oportunidades com a Diretoria e áreas de interface, permitindo uma atuação mais estratégica para contribuir com o negócio de maneira mais efetiva, liberando seu tempo para atividades “mais nobres” e suportando estrategicamente áreas vitais para o negócio de sua empresa.

Os escritórios de advocacia também contam com tecnologia aliada a conhecimento para gerenciar as demandas, prazos e histórico de processos que geram uma tranquilidade maior para o gestor jurídico, apoiando com relatórios e status que permitem um monitoramento constante do andamento dos casos, muitas vezes antevendo questões que o Departamento jurídico teria maiores dificuldades de gerenciar em meio a inúmeras demandas e pressões por resultados que são habitualmente cobradas dos Gerentes Jurídicos.

E para finalizar, vale destacar o ganho financeiro que se obtém a partir do ganho de produtividade e de agilidade na solução e gerenciamento de casos, promovendo uma redução de custos e, portanto, promovendo benefícios no médio e longo prazos com uma parceria sólida junto a um escritório de advocacia que entenda o negócio do cliente.

Matérias Relacionadas

Pular para o conteúdo