Publicações Gerais por MB Advogados

Dicas do dress code no segmento jurídico.

Dress code no jurídico

Sabemos que as roupas que usamos, os acessórios, os sapatos compõem parte da chamada comunicação não-verbal. São mensagens enviadas para as pessoas capazes de formar a primeira impressão e o conceito do indivíduo. Por meio da comunicação não verbal é possível construir impactos positivos e negativos da imagem, e eles podem ser mais perceptíveis que as reais competências da pessoa. Para a especialista em imagem e estilo, da Mood Negócios- Imagem – Moda, Bianca Scampini, no ambiente de trabalho essa comunicação é uma importante ferramenta. E isso certamente acontece no meio jurídico. “Esse é um universo reconhecido como conservador e tradicional, onde a credibilidade e a seriedade são a base da comunicação. Por isso a formalidade das roupas é uma premissa a ser respeitada por homens e mulheres”, avalia a especialista.

Para ela, os ternos são peças indispensáveis no ambiente jurídico. Veja as orientações:

  • Ternos pretos passam uma imagem mais tradicional.
  • As cores cinza ou azul marinho, acompanhados de sapato marrom passam uma imagem mais elegante e refinada.
  • As gravatas com estampas discretas devem ser combinadas com camisa lisas e vice-versa.
  • Para as mulheres, os clássicos são bem vindos.
  • Aposte nos tailleurs com saia abaixo do joelho, camisa fechada e blazer sempre em cores neutras.
  • Os acessórios devem ter ar mais clássico.
  • Evite malhas, transparências, decotes e fendas.

Cores

As cores têm grande influência neste ambiente e usá-las de forma estratégica pode gerar bons frutos. Evite as cores amarelo, marrom e laranjas, pois elas podem causar ansiedade e irritação.

O branco traz estabilidade, clareza mental e harmonia.  Em situações onde se busca uma conciliação, pode ser um importante aliado.  Para credibilidade e confiança em uma causa difícil o azul é perfeito. Já para garantir prestígio, os verdes escuros são indicados. O lilás e o rosa transmitem sensibilidade e suavidade. As cores preto, cinza e azul marinho estimulam o pensamento claro e ajudam a produtividade.

Matérias Relacionadas

Pular para o conteúdo