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Como transformar o planejamento estratégico em ação? A implantação do Balaced Scorecard

A implantação do Balaced Scorecard para colocar estratégia em ação.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida por professores da Harvard Business School, no início da década de 1990. Seu principal objetivo é transformar o planejamento estratégico em ações concretas. E exatamente por isso, ele passa a ser uma alternativa para os escritórios de direito, pois ele permite identificar se as equipes estão desviando da meta, realocando recursos onde não estava planejado, entre outras possibilidades. Por ser uma ferramenta de comunicação e gestão da estratégia o BSC deixa claro para todos os níveis da banca a visão, missão e estratégia. Dessa forma, todos sabem o que deve ser feito e como suas ações afetam o desempenho organizacional.

Na prática, os criadores do BSC estabeleceram um sistema que mede o desempenho sob quatro perspectivas, que devem se manter equilibradas. Veja quais são e a importância de cada uma num escritório de direito:

  1. Perspectiva financeira: O BSC deve esclarecer a estratégia, com definição dos objetivos financeiros de longo prazo e definição de ações para alcançá-los. Essa perspectiva deverá estimular todas as unidades de negócios do escritório para terem objetivos financeiros de acordo com a estratégia geral da empresa.
  2. Perspectiva do cliente: essa perspectiva traduz a estratégia de mercado do escritório em objetivos detalhados e específicos. Como seu escritório se comportará no mercado? Como será o seu relacionamento com os clientes e com o seu nicho de mercado? Os indicadores deverão analisar aspectos como retenção, rentabilidade por cliente, satisfação com o serviço prestado, captação de negócios, entre outros.
  3. Perspectiva de processos internos: aqui o importante é identificar quais são as atividades e processos fundamentais para garantir a satisfação das necessidades dos clientes. O foco deve estar nos processos internos, na identificação de ações e competências que podem trazer vantagens competitivas e diferenciar-se da concorrência.
  4. Perspectiva de aprendizado e crescimento (pessoas): está voltada para a capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e a motivação. Todo o time deve trabalhar em conjunto no processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da organização. A ideia é investir na reciclagem e capacitação, na melhoria dos sistemas de informação e no alinhamento de procedimentos e rotinas.

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