Notícias, Publicações Gerais por MB Advogados

Está na hora de se beneficiar com as LawTechs ou LegalTechs.

As LawTechs ou LegalTechs são empresas startups mesclam aspectos do Direito e da tecnologia.

O universo das startups também está de olho nas oportunidades para ajudar escritórios de advocacia e jurídicos de empresas a facilitar a vida, ganhar tempo e melhorar processos. É com essa promessa que nascem as LawTechs ou LegalTechs, empresas que unem a tecnologia a serviço do ramo do Direito.

Alguns advogados ficam assustados com a possibilidade das máquinas substituírem seus trabalhos, mas a verdade é que a tecnologia já é e irá se tornar um aliado cada vez mais eficaz para ajudar advogados com trabalhos burocráticos e que não agregam valor.

É o que promete softwares como Ross – inteligência artificial que utiliza o supercomputador Watson, da IBM – considerado o primeiro robô-advogado da história, ele é capaz de segmentar mais de um bilhão de documentos de texto em um segundo e retornar a trecho exato que o usuário precisa, economizando um caminhão de tempo e permitindo que se invista mais tempo na estratégia jurídica. Ele já é utilizado em grandes escritórios de advocacia norte-americanos e a depender de sua evolução, pode se tornar realidade aqui no Brasil também.

Outra startup brasileira que tem como objetivo facilitar os processos entre advogados e consumidor é a Sem Processo (www.semprocesso.com.br). Essa é uma plataforma que conecta advogados e empresas em ações que envolvam Direito do Consumidor, cujo objetivo é evitar os litígios e realizar acordos. A ferramenta não dispensa o trabalho de petição do advogado, mas pode ser um grande facilitador em negociações deste tipo. O próprio STJ já decidiu que acordos extrajudiciais não precisam de homologação judicial e a plataforma conecta empresas e consumidores de maneira mais rápida e menos dependente do judiciário.

Com isso, evitam-se processos litigiosos longos e complexos, gerando ganho de tempo, dinheiro e produtividade. Nesse cenário, todos ganham: a empresa, o consumidor e o mercado jurídico.

O mercado de atuação para os escritórios de advocacia no setor das startups é vasto: a Associações Brasileira de Startups tem, atualmente, 4.217 startups cadastradas em seu banco de dados, dentre elas as chamadas LawTechs.

Em suma, o mercado está em constante mutação e os novos empreendedores estão chegando com novas ideias para oxigenar o modo de atuação do setor jurídico. Você está pronto para se adaptar aos novos modelos e formatos?

Matérias Relacionadas

Pular para o conteúdo