Dicas para uma boa negociação
Uma boa negociação envolve muita busca por informação e diálogo para entendimento das partes.
Vamos listar aqui algumas técnicas de negociação comprovadas e que poderão te ajudar em suas próximas negociações, portanto, vamos a elas:
NEGOCIANDO VALORES
É sempre importante ter uma margem de negociação. Sempre defina um valor entre a primeira proposta e aquele valor mínimo que você estaria disposto a aceitar. Nunca peça o menor valor que você aceitaria. As pessoas e empresas gostam de negociar e faz parte do negócio, inclusive para justificar essa competência para partes e superiores.
Ao saber por qual preço o comprador consegue comprar e por qual preço o vendedor consegue vender, quem tiver seu target price definido bem como o chamado walkaway terms, ou seja, o valor que não pode ultrapassar na negociação, você entra mais preparado.
Além disso, pesquisas indicam que quem fez a primeira oferta de valor tende a ser mais bem sucedido pois esse é o valor base pelo qual será discutida a negociação.
Isso vale para questões contenciosas no mundo do Direito, onde negociar valores, muitas vezes sem parâmetros fixos e reais, pode levar a distorções. Portanto, antecipe-se em propor o valor que você imagina para a negociação, você sairá na frente.
TIMING É IMPORTANTE
Não tenha muita pressa em negociar e mostre que você está disposto a fazer concessões para que a outra parte também abra a guarda, confie em você e quem sabe até se disponha a fazer concessões igualmente. O brasileiro tem uma cultura muito de conversa e precisa de tempo para se sentir confortável na negociação. Deixe a outra parte à vontade.
SEJA CLARO NA SUA PROPOSTA E MOSTRE VALOR
Negociar valores é sempre delicado e muitas vezes envolve medo na proposição de valor. Mostre-se confiante naquilo que você está negociando e seja claro na sua proposta, naquilo que pretende obter e no valor do seu trabalho. Mostre os benefícios que ambos ganharão na negociação para que a outra parte também veja que está ganhando.
Dê espaço para que todos exponham suas necessidades e se sintam beneficiados pela negociação: é o famoso ganha-ganha ou win-win em inglês.
USANDO A LINGUAGEM CORPORAL
A linguagem corporal delata muito sobre as intenções da pessoa com quem você está negociando, sobre o que ela está pensando e sentindo. Especialistas indicam que a maior parte da percepção que fazemos de uma pessoa é formada através de sua linguagem corporal e não necessariamente por aquilo que a pessoa fala.
Um franzir de testas pode sugerir dúvida, ou desconfiança. Preste atenção nesse sinal. Se a pessoa não estiver olhando na sua direção e com o corpo dela voltado para sua direção, pode indicar falta de interesse ou até interesse em se distanciar. Entenda porquê.
Braços cruzados indicam passividade ou falta de interesse.
Ao ler gestos, podemos redirecionar nosso discurso e reavaliar o que tem impactos positivos ou negativos na outra parte.
MANTENHA A CALMA
Tente manter a calma e o raciocínio apurado nas negociações para que você consiga controlar a situação e estar no comando. Você sabe do seu valor e sabe o que é bom para seu negócio. Portanto, conheça as premissas e variáveis com as quais você consegue usar nos processos de negociações e não aceite algo que te possa prejudicar. A negociação é um exercício constante.