Publicações Gerais por MB Advogados

Melhore a performance jurídica da sua empresa

Confira dicas de como melhorar a performance jurídica na sua empresa

Certamente, a melhora da  saúde financeira e da performance do departamento jurídico de sua empresa estão no escopo de sua função. Ao mesmo tempo, sabemos que a gestão de contratos – uma das atribuições das áreas jurídicas – é um desafio comum para os gestores de departamento de pequenas e grandes empresas.

A maior dificuldade encontrada pelos profissionais é manter a eficiência no controle de prazos, condições e custos dessas transações. Já falamos também sobre as habilidades administrativas cada vez mais requeridas dos gestores jurídicos e a importância delas no dia a dia do departamento.

Mas, como é possível melhorar a performance jurídica da empresa onde você atua? Separamos algumas orientações a seguir:

  1. Invista no planejamento: No mercado existem diversos advogados. Para conseguir se destacar é preciso, além do preparo, planejamento para conduzir os negócios. Esse planejamento estratégico deve estar alinhado com outras áreas da empresa e envolve desde o controle de gastos, criação de reservas para urgências, até o posicionamento de mercado. Invista num bom plano estratégico.
  2. Tenha uma visão financeira: O controle financeiro de um negócio está intimamente relacionado à gestão dos contratos. Por isso, o profissional (ou equipe) responsável pelos contratos deve ter uma visão ampla a respeito das questões financeiras da empresa. Fique de olho nas planilhas de controle e conheça exatamente o que os contratos preveem em termos de pagamentos, reajustes e multas.
  3. Otimize o processo de validação de contratos: avalie a contratação de um software de gestão para integrar os departamentos jurídico e de suprimentos, além das outras áreas de negócios. Estabeleça um fluxo para análise, negociação e aprovação de contratos e acompanhe o status de cada um.
  4. Controle os prazos: Quando o volume de contratos e documentos de um negócio aumenta, o controle vira um desafio. Um bom gestor deve ter um controle preciso dos prazos e providenciar os aditamentos, reajustes e rescisões sempre com antecedência.
  5. Acompanhe tudo: O ciclo de vida do contrato continua após a validação. Seja efetivo e acompanhe a concretização dos dispositivos previstos (comparando o que foi acordado com o que foi realizado).  Isso pode ser feito também a partir de vistorias técnicas, inventários, notas fiscais etc. Assim será possível atuar em providências de correção (em caso de desvio), por exemplo, ou mesmo promover alterações de cláusulas ou melhorias.

Matérias Relacionadas

Pular para o conteúdo