Vivemos uma importante transição de sociedade – segundo o autor americano Daniel Pink da Era da Informação para a Era Conceitual. Isso significa a necessidade de ir além das habilidades técnicas e incorporar cada vez mais habilidades emocionais no trabalho e na vida, que se expressam em criatividade, empatia e a capacidade de dar sentido e significado a produtos, serviços, relações. Consciente ou inconscientemente é esta busca por pertencimento e reconhecimento que move o homem contemporâneo, um grande desafio da nossa época. Conversamos com a consultora, facilitadora e coach de vida e carreira Mônica Barroso, para entender como é possível construir uma carreira com significado. Em agosto, Mônica fará uma aula especial na The School of Life para falar sobre este tema.
- Por que não é mais suficiente apenas gostar do que se faz?
Acredito que a realização plena somente é alcançada por meio do reconhecimento, a partir de duas lentes. A primeira é a lente do auto-reconhecimento, ou seja, aquela que nos permite nos reconhecermos naquilo que fazemos. Por que isso é importante para mim? Por que gosto de fazer isso? Quais são minhas qualidades e fragilidades? A segunda é a lente da empatia, ou seja, do reconhecimento do que é importante e significativo para o outro, para o mundo. A combinação destas duas perspectivas, como Aristóteles já dizia há mais de 2000 anos, aproxima o homem da grande busca pela felicidade: “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação”. Entendendo vocação como nossa missão ou propósito maior. Portanto, é importante termos a seguinte pergunta sempre em mente: Qual o significado do meu trabalho para mim e para os outros?
- Por que hoje é tão difícil encontrar sentido na atividade profissional?
Vou falar de uma possível razão, que é muito comum, e que tem a ver com as definições de sucesso que estão norteando nossas decisões e caminhos. O quanto minha definição atual de sucesso foi ‘herdada’ da família ou do ambiente social, e o quanto está de fato alinhada aos meus valores pessoais, que são aquelas coisas das quais não abro mão de jeito nenhum? Muitas vezes a falta de sentido no trabalho vem deste desalinhamento interno, que pode ser detectado com duas perguntas: “O que não pode acontecer?” “O que deveria acontecer?”.
As respostas podem nos proporcionar uma lista de critérios de escolha, nos dando pistas para uma atuação com mais sentido real. Outra possibilidade é fazermos as perguntas erradas. Por exemplo, o psicoterapeuta austríaco Viktor Frankl dizia que antes de nos perguntarmos o que esperamos da vida, deveríamos nos perguntar
o que ela espera de nós. Na ânsia pela busca por sentido acabamos nos esquecendo de olhar para as lacunas do mundo que poderíamos preencher, encontrando ali o real sentido.
- Em sua opinião, o que é uma carreira com significado?
É uma carreira que permita uma realização pessoal mais ampla, conectada com o propósito de vida, algo que eu busco para alcançar uma realização como ser humano. Uma atuação que esteja conectada com nossos valores e com a possibilidade de reconhecimento (interno e externo).
Na The School of Life estimulamos os pequenos experimentos, em todas as áreas da vida, pois acreditamos que é através das vivências possíveis no dia a dia que podemos dar expressão criativa aos nossos planos e sonhos. Um passo de cada vez. Ao nos colocarmos metas muito ambiciosas podemos nos deparar com o medo, a ansiedade e o stress. Metas do nosso tamanho têm mais chances de gerar resultados e indicar os próximos passos.
- Como pessoas que alcançam esse objetivo impactam a sociedade?
Acredito que a mudança começa em cada um de nós. Uma vez conectados com nossa ‘genialidade’ no sentido mais antigo da palavra, ou seja, com aquilo que nos torna únicos, estaremos conectados com o melhor de nós, ocupando o nosso espaço mais sagrado de expressão criativa na sociedade. Construir uma carreira com significado é empreender a si mesmo.
É criar condições para que a vida profissional contribua com a realização de nosso propósito maior. Lembrando que para alcançarmos significado que desejamos não basta paixão pelo que fazemos, mas também que o que fazemos faça sentido para o outro, para a sociedade, na justa medida.
Para mais informações sobre a aula: https://www.theschooloflife.com/saopaulo/eventos/aula-especial/como-construir-uma-carreira-com-significado/