Publicações Gerais por MB Advogados

eSocial deverá melhorar a vida do empregador

O eSocial veio para simplificar a vida do empregador e melhorar a qualidade da informação no mundo do trabalho, unificando a prestação de diversas informações através de um único sistema de escrituração fiscal digital, que estabelece o envio de dados de cunho trabalhista, previdenciário e fiscal através de sua plataforma.

É medida obrigatória a todos os empregadores e, para o empregador doméstico, já está em vigor desde outubro de 2015.
Para os demais empregadores, a implantação seguirá calendário a partir do faturamento. Assim, para empregadores e contribuintes que, no ano de 2016, obtiveram faturamento acima de R$78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), o início da vigência ocorrerá em 1º de janeiro de 2018; ao passo que para os demais empregadores e contribuintes, a vigência ocorrerá em 1º de julho de 2018 – de acordo com a Resolução nº 02, de 30 de agosto de 2016, do Comitê Diretivo do E-Social.

Em resumo, o eSocial visa reduzir a repetição e o excesso de envio de informações pelas empresas, considerando que os órgãos fiscalizadores terão acesso a todas as informações por um único meio, permitindo ao governo o cruzamento de dados de praticamente todas as dimensões da operação empresarial.

Matérias Relacionadas

Pular para o conteúdo