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Redes sociais no combate às fake news

No segundo trimestre de 2018, 4,4 milhões de casos de fake news foram registrados no Brasil pelo laboratório de segurança PSafe. O número é 51,7% superior ao primeiro trimestre deste ano. Além disso, as informações falsas têm 70% mais chances de viralizar que as notícias verdadeiras, e alcançar um número mais expressivo de pessoas, segundo o maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

A ascensão das chamadas notícias falsas (fake news, no termo em inglês) colocou no centro da discussão o papel de redes sociais como Facebook, Google, YouTube, Twitter e WhatsApp. Para tentar diminuir os questionamentos e o dano à imagem, redes sociais e veículos de comunicação vêm anunciando medidas para tentar combater a circulação das notícias falsas.

 

Facebook

Após os esclarecimentos do vazamento de dados de 87 milhões de usuários envolvendo a empresa de marketing eleitoral Cambridge Analytica, o Facebook anunciou um conjunto de medidas para reduzir a circulação dessas mensagens na sua plataforma. Entre as que ganhou mais destaque está um acordo com agências de checagem para averiguar a veracidade de publicações. No Brasil, a parceria envolve as agências Lupa, Aos Fatos e France Press. A seleção de conteúdo ocorre por meio de sistemas automatizados da plataforma, e por meio de denúncias feitas por pessoas. Em nota, a empresa divulgou que “esse mecanismo permitiu cortar em até 80% a distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras nos Estados Unidos, onde a ferramenta já está funcionando há algum tempo”.

Em maio, o Facebook divulgou que derrubou, só em 2018, quase 6 milhões de contas falsas por dia. A remoção ocorreu baseada nos “parâmetros da comunidade”, regras que, quando violadas, geram a exclusão da publicação.

 

Google

A plataforma criou também um espaço voltado ao jornalismo: o Google Notícias. A ideia é estimular o jornalismo de qualidade, como financiamento de projetos e cursos. Esse ano, foi destinado R$ 1,12 bilhão para essa frente. Além disso, uma ferramenta de busca foi desenvolvida com um selo de checagem de fatos a fim de identificar e verificar os conteúdos falsos.  A empresa também ajustou os sistemas da ferramenta de busca e adicionou o que chama de “avaliadores de qualidade”, indicadores que são lidos para que a ferramenta de busca não disponibilize o conteúdo enganoso.

 

Portais de notícias

Com objetivo de ajudar os eleitores a perceberem as informações falsas e combater as fake news, um grupo com 24 veículos de imprensa do Brasil se uniu em um projeto colaborativo de verificação de informações nas eleições presidenciais do Brasil em 2018. A ideia é que uma informação só poderá ser desmentida se ao menos três veículos entrarem em acordo sobre a falsidade do dado. Após a checagem dos fatos, as informações verdadeiras são compartilhadas pelos próprios usuários, fazendo com que sejam disseminadas no lugar das notícias falsas.

 

 

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