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O que você tem feito para não perder clientes?


A crise nacional tem feito com que empresas reduzam custos ao máximo e reduzam investimentos. Esses cortes chegaram aos departamentos jurídicos, onde a palavra de ordem tem sido fazer mais com menos. O que você tem feito para não perder clientes? Saiba que há algumas atitudes bem importantes para se colocar à frente da concorrência e manter seus clientes na carteira. Uma primeira medida é avaliar sua postura. Você conhece bem seu cliente? Sabe o que ele precisa e como é possível ajudá-lo? Após essa análise, que tal tomar as seguintes atitudes:

  • Fortaleça o relacionamento com seus clientes: se você não faz reuniões constantes, comece a fazer. Caso já faça, agende reuniões individuais para perguntar de que forma você pode ajudá-lo neste momento de recessão. É fundamental que seu cliente se sinta amparado e cuidado.
  • Conheça as necessidades do seu cliente: cada negócio tem necessidades e “dores” específicas. Conheça mais sobre o negócio do seu cliente. Converse e interaja com outras áreas, além do departamento jurídico. Esteja a par da situação financeira, dos investimentos, das ações de marketing.
  • Ofereça serviços e soluções customizadas: ao saber o que ele precisa, você pode oferecer soluções jurídicas customizadas. Que tal propor uma auditoria em todas ou em algumas áreas do Jurídico, a fim de verificar as possíveis falhas existentes, com o objetivo de propor opções que reduzam os custos? Veja quais são as possibilidades de se mostrar necessário e à disposição.
  • Crie novos serviços: pense em serviços que sejam soluções para os seus males e também uma nova oportunidade para o seu escritório. Quem sabe nas visitas regulares você consiga descobrir novas formas de diminuir despesas, seja sugerindo novos tipos de contratos, seja com um planejamento tributário diferenciado ou ainda, no contencioso, com propostas que levem à redução do provisionamento.

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